sábado, 11 de junho de 2016


VITÓRIA VELHA, MAS NÃO MORTA!

A discussão sobre o centro da capital capixaba vem se arrastando ao longo de décadas. São propostas de "revitalização" que aparecem a cada campanha eleitoral ou nas propagandas oficiais "maquiadas" dos prefeitos de plantão. Mas não entram na questão primordial para reverter o processo de abandono deste território que já foi historicamente importante para a economia e a cultura capixaba. O deslocamentos das principais atividades de comércio e serviços para outras regiões da cidade, ou para outros municípios metropolitanos, deixou este vazio territorial com equipamentos urbanos sucateados. No entanto, em Vitória, os movimentos de revitalização do Centro apenas viraram "espetacularização" de alguns agentes políticos. 

Na verdade, o antigo território central de Vitória só poderá ser revivido com um novo ciclo de dinamização econômica. E isso significa aprimoramento das leis de uso e ocupação do solo urbano (PDM ou PDU, como queiram), criando-se mecanismos de incentivo para atração de novas empresas de comércio e serviços. Como, por exemplo, de empreendimentos de turismo, lazer e cultura, mas também novos negócios da economia criativa e indústrias do setores de informática, programação de computadores e criação de jogos eletrônicos. Ou seja, a diversificação e as novas tecnologias podem impulsionar a economia local, revivendo um território com boa infraestrutura mas que encontra-se abandonado. Ou ainda incentivar a implantação das sedes de empresas de comércio eletrônico ou de logística que poderiam se beneficiar da proximidade dos portos ou dos centros de armazenamento, distribuição e consumo de bens e serviços. 

Enfim, é necessário criar um novo conceito para dinamizar as atividades no antigo centro, revivendo e reaproveitando esse território que já internalizou grandes investimentos em infraestrutura.

2 comentários:

  1. Chalhub, analise perfeita e um olhar critico e preciso sobre o futuro de nossa capital. Precisamos de politicos inconformados, Com uma nova visão e mais comprometimento com as mudanças reis e necessarias. Acredito q o caminho sejam as PPPs, haja visto as grandes e significativas mudanças pelas quais o Centro Historico do Rio vem passando. Mesmo que o futuro Prefeito não seja voce, que pelo menos pense como você. Abrs. Plinio Froes.

    ResponderExcluir
  2. Plinio, temos de nos preocupar com o território de nossa vida, aqui e agora. E seguir os bons exemplos de revitalização dos centros. Acredito, como voce, que as PPPs possam ajudar, na medida em que o poder público não consegue fazer isso sozinho.

    ResponderExcluir